Sempre tive um interesse muito forte pela moda: acompanhava desfiles, lia revistas e blogs na adolescência e adorava ficar pesquisando tendências. Me formei em julho de 2015 e em janeiro apliquei para o processo de trainee de uma instituição do varejo de moda.  Atualmente trabalho na Lojas Renner desde então e já passei por duas áreas: fui gerente de loja por 2,5 anos e estou há 1,5 anos na área comercial do compras. Aqui aprendo a cada dia uma pouquinho do tudo que envolve entregar uma roupa para o consumidor. Uma simples camiseta  faz um longo trajeto até chegar nas mãos do cliente e cada área tem uma participação importante no processo de decisão das coleções.

Na loja, aprendi muito sobre organização e processos, gerenciamento de equipes e de orçamento e gestão de pessoas – um verdadeiro desafio. Temos que ensinar, desenvolver, motivar e dar feedbacks para todos da equipe. Aqui também desenvolvi minha capacidade de administrar conflitos e de entender conceitos de estoques, como giro e margem, essenciais para passar para minha segunda área de atuação.

Hoje, como executiva comercial, sou encarregada de acompanhar o desempenho das lojas do nordeste, norte e centro oeste dentro de uma divisão da empresa – estudo apenas o resultado do infantil meninas e bebês. A companhia fragmenta o cliente pela idade e lifestyle, para que possamos ser mais especialistas nas nossas áreas. 

Sou responsável por conectar a loja – a uma das pontas do processo – e o departamento de compras e estilo – a outra ponta. A minha rotina é divida entre essas dois lados: com as lojas busco retornos da coleção, coleta de demandas de clientes,  estudo seus estoques e necessidades, vejo oportunidades de transferências de produtos entre elas e faço eventuais visitas às praças para acompanhar o qualitativo e realizar análise da concorrência. Com o compras participo da construção das coleções e temas, cuidando para que o produto seja interessante para as regiões que acompanho e atenda às demandas do cliente e reviso a distribuição e alocações das produtos.

A junção de todos esses fatores fazem com que o produto que vai ser exposto no varal (e que você vai acabar comprando) seja cada vez mais assertivo, equilibrando desejo e necessidade a um preço acessível. Cada grande sucesso de vendas é um prazer para quem participa de todo processo.

0

Débora Saffer
Linkedin

Executivo comercial na Lojas Renner S.A.
 

Leave a Reply

Se você é ex-aluno, conecte-se a rede EA Alumni

X
×

Powered by WhatsApp Chat

× How can I help you?