Fazer parte de uma Empresa Júnior é, sem dúvidas, uma das experiências mais ricas que qualquer aluno de graduação pode vivenciar. Empresas Juniores são constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES), organizados em uma Associação Civil, sem fins lucrativos. A intenção desses alunos é a de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento de um Brasil mais empreendedor, além de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo. 

Empresas Juniores

O intuito das Empresas Juniores (EJ’s) é desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação dos cursos de graduação que a Empresa Júnior estiver vinculada. Dessa forma, além de atingir seu próprio objetivo, as EJ’s contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo na região que estão inseridas. As Empresas Juniores atendem principalmente o mercado das micro e pequenas empresas, que costumeiramente não possuem acesso à consultoria sênior quando enfrentam grandes dificuldades de gestão.

PS Júnior

A PS Júnior foi a primeira Empresa Júnior do Rio Grande do Sul. Nos  seus 27 anos de história, a PS Júnior já realizou mais de 650 consultorias em gestão, aplicando um conjunto de conhecimentos e metodologias aprendidos em sala de aula. A PS Júnior atende, em sua maioria, empreendedores – os auxiliando a ter uma inserção mais assertiva no mercado – além de micro e pequenas empresas – proporcionando projetos que auxiliem na gestão das empresas, elevando ainda mais os seus resultados. Desse modo, a Empresa Júnior da Escola de Administração é responsável por causar um impacto positivo no Ecossistema Empreendedor de Porto Alegre e região. 

A minha experiência na PS Júnior foi, e ainda está sendo, uma das maiores vivências que pude ter dentro da universidade. Ingressei no curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no segundo semestre de 2017 e nesse mesmo período realizei o Processo Seletivo da PS Júnior. Participar do processo de seleção da Empresa Júnior já foi uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento para mim, visto que passei por uma dinâmica em grupo e por uma fase de entrevistas individuais. Depois disso, viver o trainee da PS Júnior me proporcionou sair da minha zona de conforto, por conta da intensidade do processo, além da oportunidade de executar o meu primeiro projeto de consultoria em gestão. 

Depois de ter sido aprovada na empresa eu passei o ano de 2018 como consultora de projetos e pude ter muitos aprendizados técnicos. Ao longo de toda a minha jornada na Empresa Júnior eu pude realizar diferentes projetos de consultoria. Os que mais me desafiaram foram, primeiramente, um Plano de Cargos e Salários para uma empresa multinacional no ramo de estacionamentos, visto a complexidade que ele exigia. Foi incrível trabalhar com uma empresa de tal porte e em uma área que possuo tanto interesse, como a área de Recursos Humanos. Pude aprender muito sobre essa área com os profissionais da empresa, agregando ainda mais para a minha experiência acadêmica. Ademais, o segundo projeto que mais me desafiou foi com o escopo de viabilidade mercadológica e financeira, dado que é uma grande oportunidade lidar com o sonho de um empreendedor.

Por fim, durante o ano de 2019 tive o privilégio de ser a representante legal da PS Júnior, o que me proporcionou entrar em contato com muitos parceiros, professores e profissionais de mercado. Também fui a responsável por desenvolver e acompanhar a estratégia da PS Júnior, o que me fez aprender muito sobre Planejamento Estratégico e acompanhamento de indicadores. Ademais, pude viver muitas experiências nas áreas internas da empresa como, por exemplo, ser a responsável pelos Processos Seletivos da Empresa Júnior, além de realizar o processo de onboarding dos novos membros.

Nunca imaginei que viver as oportunidades que a universidade é capaz de proporcionar seria algo tão enriquecedor para a minha vida. Ao longo desses dois anos em que estive na PS Júnior pude ter acesso a diversos cursos e workshops, além de conhecer muitas cidades do meu estado e de todo o Brasil, por conta dos vários eventos que a empresa investiu em mim. Tive diversas experiências em que pude me desafiar, conhecendo novas cidades e culturas, adquirindo conhecimento e tendo a oportunidade de falar em público, para centenas de pessoas, em diferentes eventos pelo Brasil.

Por conta disso, acredito que as Empresas Juniores são iniciativas muito positivas para a comunidade acadêmica das quais fazem parte. Vejo que toda a comunidade da Escola de Administração (EA) se beneficia com a PS Júnior, visto que os alunos que passam pela PS Júnior se tornam profissionais muito qualificados para o mercado de trabalho. Também, o Ecossistema de Porto Alegre é beneficiado com as soluções entregues pela PS Júnior, refletindo na Comunidade da EA. Por fim, a PS Júnior, visa retornar ao meio onde está inserida, por meio de ações específicas, como, por exemplo, realizando investimentos na revitalização da Escola. Ademais, acredito que essa seja uma oportunidade fundamental para qualquer aluno da Escola de Administração, devido a todos os conhecimentos e vivências proporcionados por esse projeto de extensão. Para mim, passar por uma Empresa Júnior é um diferencial para qualquer discente da graduação e para o seu futuro profissional.

Gestão 2019


Matilde Westphal
Presidente da PS Júnior

Leave a Reply

Se você é ex-aluno, conecte-se a rede EA Alumni

X
×

Powered by WhatsApp Chat

× How can I help you?