Na primeira coluna de insights sugeridos pelo EA Alumni, Eduardo Afonso indica a leitura o livro Startup Communities, de Brad Fel, abordando bastante sobre inovação e sobre o tema “cultura empreendedora”.

Nesse livro, o empreendedor e investidor Brad Feld traz lições que pôde aprender ao residir ao longo de 16 anos em Boulder (vale a pena ler o artigo “Como foi passar um ano em Boulder”, do ex-aluno Bruno Peroni). A crença básica do autor é de que é possível se constituir uma comunidade empreendedora vibrante e sustentável no longo prazo em qualquer lugar do mundo. Trata-se de algo difícil, ele deixa claro, e depende da filosofia, da abordagem, da liderança e da dedicação correta e com foco no longo prazo.

  O livro inicia com uma visão geral sobre Boulder para, logo na sequência, mergulhar nos princípios de uma comunidade empreendedora e nas ferramentas chaves para originá-la. Na primeira parte do livro, em que o autor traz uma visão geral da cidade, ressalta-se: a visão de que a cidade possui um dos maiores níveis de densidade empreendedora no mundo (densidade empreendedora = número de empreendedores + número de pessoas trabalhando para startups e/ou para empresas em alto crescimento/população adulta) e o fator competitivo, ao mesmo tempo inclusivo, daquela região. O autor ressalta a importância do empreendedor que atinge o sucesso, mas que decide continuar multiplicando o seu efeito regionalmente – inspirando, mentorando, investindo… O autor comenta: the magic comes from a few dozen entrepreneurs deciding that the success of the greater startup community is worth their investment of time and energy.Antes de entrar a fundo na chamada Boulder Thesis, o autor manifesta algumas outras linhas de pensamento sobre o que originaria as comunidades empreendedoras (economia de escala, efeito de rede, redes horizontais…). Logo depois, voltando-se para a tese do livro, o autor apresenta a Tese de Boulder e os quatro fatores centrais para a constituição de uma comunidade empreendedora:

  • Led By Entrepreneurs: deve ser liderada por empreendedores (leaders) e não pelo demais atores do ecossistema (feeders). Por outro lado, os empreendedores não farão nada sozinhos e precisam buscar recursos e experiências externas também. Aqui, entra a fundamental importância dos atores.
  • Long-term commitment: o compromisso e o comprometimento por um período longo de tempo (mais de 20 anos, na visã do autor), independentemente do ciclo econômico do país ou região. Leva-se tempo para a construção de redes, o amadurecimento de todos os atores e a descoberta de suas vocações. É crucial aqui haver paciência e muita resiliência.
  • Foster a philosophy of inclusiveness: todos os que quiserem devem poder participar e colaborar com a comunidade, independente da maneira e da intensidade. Isso apenas irá fortalecer a comunidade. Deve-se fugir de privilégios e panelinhas de empreendedores e dos demais agentes. A competição faz parte do mercado e isso é ótimo. O autor comenta: building a startup community is not a zero-sum game in which there are winners and losers.  
  • Engage the entire entrepreneurial stack: eventos, aceleradoras, universidades, coworkings etc. Trata-se da atmosfera vibrante para engajar e aquecer a comunidade. É isso que vai permitir a comunidade ser duradoura. Basicamente, encontros que possibilitem dividir ideias e atuações como sendo fundamentais.

Leitura imprescindível e que aborda uma série de outros aspectos a serem aprofundados em uma leitura do livro. Fica bastante claro que são os líderes empresariais que irão guiar o caminho e transformar a nossa sociedade e o autor exemplifica isso muito bem.

Eduardo Afonso,
Regional Manager na Endeavor Brasil

4 thoughts on “Insights do mês de setembro/2019

  1. Riani diz:

    Would you like to share me the link to download the book ? I am interested to read it. regards

    1. EA Alumni diz:

      Hi Riani, Thanks for your comment and interest. the book can be purchased from Amazon website.

  2. Good article, thanks for sharing, please visit

    our website

  3. Nice post,thanks for sharing,very useful
    Visit Us

Leave a Reply

Se você é ex-aluno, conecte-se a rede EA Alumni

X
×

Powered by WhatsApp Chat

× How can I help you?